Vamos economizar: cinco dicas para você gastar menos água

As mudanças climáticas ameaçam o abastecimento de água várias regiões do país. A situação é grave, mas tem um aspecto positivo: está ajudando a conscientizar as pessoas sobre a necessidade do uso racional da água. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e higiene. Entretanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia, segundo informa a Sabesp, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Evitar esse desperdício todo é muito mais fácil do que parece. Bastam alguns cuidados simples no cotidiano. Por exemplo, fechar a torneira enquanto se escova os dentes. Ou enquanto se ensaboa a louça. Limpando previamente a louça com um papel toalha e deixando-a de molho por cinco minutos em água quente e detergente, ao final do processo a economia poderá chegar a até 100 litros de água. Confira, a seguir, outras dicas para economizar água de forma simples e prática:

Use a água mais de uma vez
A água do último enxague da máquina de lavar pode, por exemplo, ser utilizada para a limpeza doméstica, na rega das plantas, limpeza de tapetes ou sapatos e até para dar descarga nos banheiros. Mas antes de usar a máquina de lavar, junte peças em quantidade suficiente para encher a máquina e depois ligue o aparelho na sua capacidade máxima. Em vez de mandar a água do enxague pelo ralo abaixo, retire o cano sanfonado do buraco de escoamento e coloque-o dentro de um balde ou bacia grandes para ser armazenada e usada em outra atividade. Ao trocar a água do aquário ou dos animais de estimação você também pode utilizá-la para molhar as plantas.

Colete água de chuva
Grande parte da água de chuva vai parar na rede de esgoto das cidades, gerando um grande desperdício do recurso. Essa água, se captada, pode ser utilizada para diversas finalidades. Crie um sistema de captação, sugere David Oliveira Faria, coordenador de projetos da Alfamec Soluções Ambientais, em Ribeirão Pires, São Paulo. Instale uma calha que se estenda ao longo de todo o telhado e adapte um cano de PVC por onde a água escoará, deixando-o a uma altura de, pelo menos, 50 centímetros do chão. Para armazenar a água, coloque abaixo do cano uma cisterna própria para esse uso ou um tambor de plástico de 200 litros. “Para evitar sujeira, você pode procurar em casas de materiais de construção telas especiais que se adaptem na boca do cano de PVC”, recomenda o especialista. Mas é fundamental que a cisterna, o tambor ou o vasilhame usado para a coleta fique tampado, a fim de evitar a proliferação das larvas do mosquito da dengue.

Instale um aerador
O aerador ou restritor de vazão, também conhecido popularmente como “peneirinha” é um dispositivo que, instalado no bico da torneira, ajuda a economizar água, ao proporcionar sensação de fluxo mais intenso. O Instituto Akatu fez a conta: se 12 apartamentos de um prédio aderissem ao uso do aerador na torneira da cozinha, em um ano seria possível economizar água suficiente para encher uma piscina olímpica. 

Troque o vaso sanitário
Da próxima vez que reformar o banheiro, opte por vasos sanitários com caixa acoplada, que gastam cerca de 6 litros por descarga. Os vasos convencionais (com válvulas de parede) podem liberar até 20 litros. Se a descarga estiver com defeito, o gasto pode chegar a 30 litros.
Procure vazamentos
O primeiro sinal de um vazamento é o súbito aumento na conta de água. Uma maneira simples de verificar o escape de água no vaso sanitário é colocar borra de café no fundo. Se não houver nenhum vazamento, a borra continuará no vaso até você fazer algo para limpar. Se a água estiver escoando sem parar, o vaso ficará limpo sem a descarga. Uma torneira pingando ao longo de um ano inteiro pode gastar cerca de 16 mil litros de água.

Feche a torneira
Veja o quanto você pode economizar evitando o desperdício:

Atividade sem economia

Consumo

Atividade com uso consciente

Consumo

Banho demorado de 15 minutos

140 litros

Banho de 5 minutos

50 litros

Barba feita por 5 minutos com torneira aberta

12 litros

Barba feita com torneira fechada por cinco minutos

2 a 3 litros

Escovar os dentes (ou lavar o rosto) com torneira aberta por 5 minutos

12 litros

Escovar os dentes (ou lavar o rosto) com torneira fechada por 5 minutos

1 litro

Limpar calçada com mangueira por 30 minutos

280 litros

Limpar calçada com vassoura ou água de reuso

0 litro

Lavar louça por 15 minutos com torneira aberta

117 litros

Lavar louça com economia, fechando a torneira para ensaboar

20 litros

Tanque com torneira aberta por 15 minutos

279 litros

Tanque com torneira aberta por 5 minutos

93 litros *

Lavar o carro por 30 minutos com mangueira

560 litros

Lavar o carro com balde de 10 litros e pano

40 litros

Regar plantas com mangueira por 10 minutos

180 litros/dia

Regar plantas usando esguicho revólver de manhã cedo e à tardinha

96 litros/dia

*A água usada para o enxague de roupas pode ser reusada para limpeza do quintal ou da lavanderia.

Tags: água consumo economia racionamento sustentabilidade

Veja mais