Alimentos sem açúcar que vão te ajudar a se manter na dieta

O excesso de açúcar aumenta a glicemia e é um vilão na perda de peso

Que consumir muito açúcar é prejudicial à saúde, muita gente sabe, o que é de conhecimento de poucos é que muitos alimentos que não são doces também viram açúcar no nosso organismo e trazem os mesmos malefícios. 

Estes alimentos são os ricos em carboidratos, como pão, pizza, feijão, leite, arroz branco, batata e macarrão. Se você está em uma dieta zero açúcar, ou por conta de diabetes, ou para reduzir o consumo, o ideal é que evite também estes alimentos, além de balas e chocolates.

Uma das desvantagens é que o açúcar leva o corpo a acumular gordura. Outro problema é que, quando há um pico de açúcar, o pâncreas precisa trabalhar para liberar uma quantidade grande de insulina para tentar normalizar a glicemia, quando ele fica sobrecarregado, pode desenvolver resistência à insulina. 

Para substituir, existe uma infinidade de outros alimentos que são livres não apenas de açúcares, como também de carboidratos. Você pode contar com os legumes de folhas verdes, como: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória. Os legumes verdes também são uma boa opção: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas. Ainda na família dos legumes, temos: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete. Não se esqueça também dos brotos, como de bambu e de feijão. 

As carnes também são livres de açúcares e ainda são boas fontes de proteínas, bem como os ovos. Os azeites e óleos também não contém, mas lembre-se que esses devem ser consumidos com moderação.

Agora se você não abre mão do sabor doce nas receitas, pode fazer o uso de adoçantes naturais, são eles: estévia, xylitol, aspartame, sacarina, entre outros. 

E as frutas?

Você já deve ter ouvido falar que as frutas são grandes fontes de açúcar, que apesar de serem naturais, interferem nas dietas. Neste caso, você pode optar por frutas que tenham menor teor. Confira quantas gramas de açúcar tem em cada 100 gramas de frutas:

Fruta (100g)

Teor de açúcar

Limão

1-2 gramas

Framboesa

5 gramas

Amora

5 gramas

Kiwi

6 gramas

Morango

7 gramas

Uva

9 gramas

Abacate

9 gramas

Melancia

10 gramas

Laranja

12 gramas

Melão

13 gramas

Pêssego

13 gramas

Dicas para cortá-lo da sua alimentação

Não tem jeito, o melhor caminho para cortar ou diminuir o açúcar da sua vida é dizendo não para ele. Bolos, doces, refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos processados, tudo isso tem açúcar na composição, neste caso, evite o consumo.

Uma dica para “enganar” a vontade de comer doce é comer uma fruta, que tem menos quantidade ou tomar chás, que dão a sensação de saciedade. 

Dê preferência para comidas caseiras e aproveite para levá-las para o trabalho, é mais saudável, afinal, você sabe como foi realizado o preparo. Evite também comer em restaurantes e cair na tentação de comer doces na rua. 

Aos poucos, você acostuma a ingerir alimentos sem açúcar, o que refletirá diretamente na sua saúde. 

Tags: qualidadedevida saúde

Veja mais